Cartão de Visita do Facebook

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Configure uma rede privada de Internet

Configure uma rede privada de Internet

Ser dono de uma rede privada e segura na Web não é nada de extraordinário. Basta seguir as nossas pistas

A transferência de dados entre computadores pessoais é um dos conceitos que está na base da Internet. Mas nem sempre esta transferência é feita da melhor forma, ou da forma mais segura.

Podemos contar pelos dedos as pessoas que se dão ao trabalho de encriptar os ficheiros antes de os enviarem por e-mail como anexos ou através do serviço de mensagens instantâneas. No entanto, a verdade é que as mensagens não passam directamente do ponto A até ao ponto B. Na grande maioria das vezes, a informação passa por vários servidores, alojados nos mais distintos locais espalhados pelo mundo, antes de chegar ao destino. É exactamente durante este trajecto que os dados estão vulneráveis. Aliás, não estamos a exagerar quando dizemos que tudo pode acontecer. É nestes casos que uma VPN pode ajudá-lo.


Necessitará de introduzir o nome de utilizador e a palavra-passe para aceder à VPN
Necessitará de introduzir o nome de utilizador e a palavra-passe para aceder à VPN
Existe sempre um PC que actua como servidor ao qual todos os restantes se ligam
Nunca mais terá de se preocupar com a segurança dos seus ficheiros
Privacidade assegurada
Uma VPN ou Virtual Private Networking não é mais do que uma rede privada que faz uso de uma rede pública, neste caso, da Internet, para assegurar a ligação entre diferentes utilizadores. O que é que torna este processo diferente dos outros métodos de transferência de ficheiros? Os dados que envia mantêm-se privados desde que saem do remetente até ao segundo em que chegam ao destinatário.

Ao recorrer à encriptação, os dados transferidos são enviados através da Internet de forma segura. Por exemplo, é a melhor forma que pode encontrar para transferir ficheiros de casa para o seu local de trabalho, e vice-versa, ou entre grupos de amigos.

As VPN trabalham sob uma estrutura de cliente/servidor, ou seja, terá de existir sempre uma espécie de PC principal ou remetente ao qual todos os outros se conectam.

É um processo designado por Tunnelling que providencia o método seguro através do qual dois PC se conectam através da Internet. Neste campo, existem três protocolos em uso: Point-to-Point Tunnelling Protocol (PPTP), Layer 2 Tunnelling Protocol (L2TO) e IP Security (IPSec) Tunnel Mode).

VPN no Windows XP
Existem inúmeros utilitários que ajudam qualquer utilizador a configurar uma VPN. No entanto, se o que pretende montar é uma pequena rede que tem por base apenas uma ligação de cada vez, então o Windows XP tem tudo o que precisa. Poderá, por exemplo, transformar o seu PC num servidor ao qual se podem ligar outros utilizadores, via VPN.

Para iniciar este tipo de configuração dirija-se ao Painel de Controlo, Ligações de Rede. Clique em Criar uma nova ligação. Em Tipo de Ligação de Rede escolha Configurar uma ligação avançada e clique em Seguinte. Em Opções de ligações Avançadas seleccione Aceitar Ligações a Receber. Quando aparecer a página Dispositivos para ligações recebidas clique simplesmente em Seguinte. Assegure-se que a opção Permitir Ligações Privadas Virtuais está seleccionada antes de prosseguir. Findo este processo conseguirá visualizar a lista de utilizadores. Se esta não lhe apresentar o nome de alguém que pretenda autorizar o acesso, só tem de carregar em Adicionar e introduzir o respectivo nome de utilizador e palavra-passe.

Lembre-se sempre que a atribuição de uma palavra-passe é essencial para que o alto nível de segurança não seja de alguma forma comprometido. Agora que já configurou a sua máquina como um servidor, só tem de convidar quem quiser para aceder aos conteúdos que pretender partilhar.

Ligação a uma Virtual Private Network
(1) No XP abra o painel de Controlo e seleccione Ligações de Rede. Clique em Criar nova Ligação, Em Tipo de ligação de rede seleccione Ligar à rede no meu local de trabalho e clique em Seguinte. Para Ligação de rede seleccione a opção Ligação à rede privada virtual e clique em Seguinte. (2) Atribua um nome à sua ligação para que a possa identificar mais facilmente. Se não usar uma ligação dial-up seleccione Não marcar a ligação inicial. Clique em Seguinte e introduza o endereço de IP relativo ao PC ao qual se quer ligar. (3) Seleccione Seguinte e posteriormente concluir para que conclua a configuração da sua VPN. Pode ligar-se imediatamente ao servidor VPN se assim o desejar, introduzindo o nome de utilizador e a palavra-passe correctas. Clique em ligar e espere que a ligação seja estabelecida. Se verificar algum problema durante este processo, certifique-se de que as configurações efectuadas estão correctas e confirme se o seu ISP permite ligações VPN. (4) Para voltar a ligar-se ao servidor VPN, necessita de abrir Ligações de Rede, no Painel de Controlo. Faça um duplo clique sobre Rede privada virtual para dar início à ligação. Se necessitar de ajustar a configuração de alguma forma, clique com o botão direito sobre a ligação e escolha Propriedades.

Ferramentas de ajuda
Se sentir dificuldades, recorra a alguns utilitários disponíveis. Eles farão todo o trabalho por si É bom saber que existem alternativas, caso a ideia de entrar nos meandros do Windows para configurar seja o que for o assuste. Uma delas é o WallCooler, que pode ser encontrado em www.vedivi.com. Trata-se de uma ferramenta gratuita que o ajuda a criar uma VPN pessoal. Só tem de fazer o download desta última, a partir do site, e instalá-la nas máquinas que pretende conectar e que irão usar a VPN. Também precisará de se registar e criar uma conta no site da WallCooler. Mais simples não pode haver.

Entre na sua conta no primeiro PC e depois no segundo. O processo acaba aqui; agora só tem de partilhar os ficheiros que pretender através da rede. O uso deste programa e de outros semelhantes resolvem quaisquer problemas que eventualmente surjam numa das etapas de configuração pelas quais terá de passar se usar o Windows XP.


Existe um serviço semelhante a este último que pode ser encontrado em secure.logmein.com. Chama-se LogMein Hamachi e oferece-lhe um acesso VPN a um qualquer PC conectado à Internet. Não é necessário qualquer configuração, o que quer dizer que mesmo os mais leigos na matéria poderão usufruir das vantagens de uma VPN em 10 minutos.

Sem comentários: